AS MANAS, AS MINAS E AS MONAS SE REÚNEM PELA VISIBILIDADE FEMININA ATRAVÉS DA ARTE

DJ Raquel no Sarau das Manas

Uma vez por mês a praça Bento Quirino, localizada no centro de Campinas (SP) recebe o “Sarau das Manas”, o público ocupa as mesas dos bares para ver as apresentações artísticas.
Aline, 22 anos, constata: “ É bom ver as garotas se apresentarem em local público acessível a todos”, Luiza, 26 anos completa; “ Tomamos a nossa cerveja curtindo ótimas apresentações. Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Cantando, tocando, ou apenas tomando a sua cerveja”.
No Sarau das Manas as mulheres são as protagonistas, são elas que fazem toda a produção desde os alvarás até a parte técnica de som e iluminação, a grade de programação, estão na frente do microfone ou atrás da mesa de discotecagem.
A Dj Raquel tem comandado a arte das mixagens.
Surgido em dezembro de 2016, o Sarau das Manas contribui para o empoderamento feminino nas artes por meio do protagonismo das mulheres. O Sarau é um mecanismo de visibilidade instrumentalização das mulheres pois a produção e sustentação do evento é exclusivamente feminina.
Escritoras, dançarinas, cantoras, instrumentistas, produtoras, jornalistas, jongueiras, sambistas, DJ e articuladoras do movimento hip-hop são algumas das frentes artísticas presentes no sarau.
A Mc Nega Maay ressalta a importância do fortalecimento da cena da arte, do RAP e da poesia, a Mc Mina Min acrescenta que “ os homens são bem-vindos sim, estão convidados a vir assistir. É tudo democrático e com respeito, só que o microfone é das mulheres, somos nós mulheres que temos que ter nossas vozes ouvidas e a cada dia conquistar o nosso espaço”.
Participam da rede de realização do Sarau das Manas; Coletivo Aos Brados Campinas , Comunidade Jongo Dito Ribeiro , Coletivo de Mulheres Negras Lélia Gonzalez , Quilombo Urbano O.M.G. , Associação de Promotoras Legais Populares CIDA DA TERRA de Campinas e Região, Frente de Mulheres Negras de Campinas e Região, “AsMinaÉZika”, Coletivo TransTornar, Coletivo NINA e Estúdio Jabuticaba.

DJ Raquel no Sarau das Manas
A cantora e compositora Marilia Correa solta a voz no Sarau das Manas

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Fabiana Ribeiro

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.