Ailton Krenak – O amanhã não está à venda

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

29 respostas

  1. O pensamento indígena é sábio,precisamos ouvi-lo mais. Texto FANTÁSTICO!

  2. Maravilhoso! Quanto humanismo – em equilíbrio com tudo nesta terra!

  3. Fiquei chocada e emocionada com tanta , pois estou muito consciente que tudo que lê e um grande aprendizado.

  4. Que texto maravilhoso, eu amei e concordo com o que foi dito, realmente a humanidade tem que mudar de uma vez por todas!!

  5. Cada artigo que leio do Ailton fico convencido de que a preservação da natureza é algo que deve ou pelo menos deveria ser ou ter um olhar especial.
    O respeito as minorias, aos povos indígenas os menos favorecidos também deve ser algo merecedor de uma visão diferenciada por parte dos poderosos, que levassem em conta o ser humano, mais que os grandes projetos que rendem milhões de dólares para a economia mundial, mas produz um viés perigoso para o futuro da humanidade, pois, à muito o desenvolvimento, os grandes projetos, a globalização, as tecnológicas avançadíssimas, etc, não levam em conta como devia, em relação a natureza, as minorias, aos menos favorecidos, as mazelas, ou seja enquanto algumas pessoas ficam multimilionários, milhões de pessoas ficam sem a ração minima para apenas sobreviverem doentes, sem alternativas, sem perspectiva futura, @em esperança, sem atendimento e sem nenhuma segurança social, etc.
    Ailton Krenac consegue fazer ricas colocações que devem ou deverão fazer os grandes pebsadores, cientistas, governantes, empresários e a sociedade como um todo, pusessem pensar mais no hoje, mais no ser humano, no respeito entre pessoas e as divergências que são natural entre viventes, pudessem apenas levar a convergência, a manutenção do respeito entre todos, ou seja, ele consegue mostrar que o vírus espera e até torca que a sociedade nao volte a normalidade que viviamos antes dessa pandemia, afinal, se observarmos como a sociedade está vivendo, a velocidade que tido acontece e o quando as diferencas entre os ricos e pobres se disntanciam cada vez mais, a destruição de tudo que é natural e que tem importância na continuidade da vida. Para tanto, lendo os artigos do Ailton, percebemos que, se depois que passar a pandemia a sociedade nada aprender, se os grupos sociais ideológicas, nao aprender a separar o certo do errado, se a economia continuar tendo peso maior na vida das pessoas, principalmente se continuarmos nao vendo valor algum no idoso no obeso nos que possuem doenças crônicas, etc, enfim, se não serviu para agirmos diferentes, estamos fadados em ver as anormalidades como coisas normais e o ser humano deixará de ser importante e a economia substituirá tudo que a natureza gratitamente nos presentiou, deixando o ser humano de ser o centro das preocupaboes sociais, continuar o processo que estamos vivenciando, ou seja, se nada aprendermos com o covid-19, então a humanidade realmente estará falida e dias piores virão.

  6. Tudo faz sentido e esse pensamento é pura realidade que estamos vivendo como se fossemos sem importancia nesse planeta. A economia como sempre em primeiro lugar.

  7. Ailton Krenak nos leva a um momento de reflexão: o mundo não será o mesmo na pós pandemia…

  8. Torso para a gente dê valor aos nossos pais, avós, antepassados. Para que a gente desperte. Para que a gente tenha coragem de fazer esse movimento disruptivo de sair dessa engrenagem que nos convence todo dia que deu certo.

  9. Alguns seres humanos tornam-se desumanos diante do poder. Os povos indígenas sempre foram os ‘Guardiões da Natureza’ e merecem todo nosso respeito. Talvez essa humanidade doente sobreviva ao caos e seja curada com o despertar da sua consciência divina. Quem sabe…

  10. Que texto maravilhoso e nescessário! Se o mundo não mudar pós pandemia, significa que não aprendemos essa lição.

  11. É uma bela reflexão, a pandemia veio para o homem parar um pouco e refletir sobre o que está fazendo com a natureza, com seus semelhantes, enfim valorizar a vida, dar valor a família e deixar de lado a ganância e a destruição.

  12. que texto maravilhoso realmente eu acredito que humanidade , e credito que ainda podemos acredita nela .

  13. Me identifico com Ailton Krenak . Quando ele relata ser ridicularizado por ser parte dessa família NATUREZA, e sim somos mas muitos e muitos de nos humanos perdemos essa essência .

  14. Esta pandemia veio para conscientizar a população e refletir sobre o que está acontecendo
    todos os dias, muitas mortes, enfim valorizar a vida, dar valor a família e deixar de lado a ganância e a falta de amor ao proximo.

  15. Se o mundo não mudar pós pandemia, significa que não aprendemos essa lição.

  16. Alguns seres humanos tornam-se desumanos diante do poder. Os povos indígenas sempre foram os ‘Guardiões da Natureza’ e merecem todo nosso respeito. Talvez essa humanidade doente sobreviva ao caos e seja curada com o despertar da sua consciência divina. O povo indígena só quer reconhecimento e respeito, eles vivem uma luta diária pelo seu povo, mas infelizmente sofrem ainda pela falta de reconhecimento.

  17. ninguem esta a salvo não importa querendo ou não nos humanos so nos importamos so com nos mesmo..

  18. ESTAMOS NO PLANETA DE INCERTSAS,
    TEMOS QUE CORRER CONTRA O TEMPO, O MUNDO PEDE SOCORRO.PRECISAMOS TER MAS AMOR AO PROXIMO.

  19. Uma reflexão muito importante, que nos impõe e reforça uma ideia urgente que, neste momento se torna ainda mais atual, somos seres vivos, que habitamos apenas um planeta, dependemos dele e vivemos como se pudéssemos nos desconectar de tudo.

  20. É um bom texto, para refletirmos sobre tudo que a pandemia nos trouxe. Que a vida passa rápido demais para ficarmos parados no tempo pensando no passado ao invés de viver o hoje.

  21. Fascinante o texto de Ailton Krenak. A forma que fez suas reflexões de grande entendimento sábio, e aproveitando para recitar uma reflexão abaixo de um grande pensador filósofo…

    Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz.
    enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.

    Pitágoras

  22. foi necessario que acontecesse tudo isso pra que a gente entendesse que nos nao somos dono de nada nessa vida .

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?