Agosto Dourado: mês do incentivo à amamentação e a importância da doação de leite materno

O mês de agosto é dedicado ao incentivo à amamentação. O Brasil, apesar de ser referência internacional na doação de leite materno, só consegue atender 55% da demanda
Foto: Reprodução/Internet

O mês de agosto é dedicado ao incentivo à amamentação. O leite materno é essencial para proteger o recém-nascido de doenças e construir seu sistema imunológico, além de possuir todos os nutrientes necessários para o crescimento. No entanto, nem todos os bebês conseguem ser amamentados por suas mães. É nesse cenário que os bancos de leite se mostram essenciais, pois fornecem alimento aos recém-nascidos com saúde frágil. Assim, o Agosto Dourado lembra também da importância das doações, especialmente após os estoques caírem, durante o período da pandemia da covid-19.

Por: Dani Alvarenga

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Brasil é referência mundial em aleitamento materno e exporta técnicas de baixo custo para estimular a doação. Temos, ainda, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). São mais de 220 bancos de leite e mais de 200 postos de coleta espalhados por todo o país. Contudo, apesar da complexa rede de doações, os volumes de leite materno só atendem cerca de 55% de toda a demanda. 

Além de fornecer alimento para recém-nascidos, o leite doado também pode ser ofertado para bebês abaixo do peso ideal e que não podem ser amamentados pelas mães, como em casos de mulheres com HIV, em tratamento com quimioterapia ou usuárias de drogas ilícitas. Porém somente é direcionado para bebês que estão internados no hospital.

Toda mulher que está amamentando pode doar, independentemente da quantidade ofertada, pois, de acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, não é necessário ter uma grande produção. Um litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia e, em alguns casos, 1 ml pode ser suficiente para nutri-lo a cada refeição. Portanto, não há quantidade mínima para a doação.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS