ABC discute retirar passe livre dos idosos

O prefeito da capital paulista Bruno Covas e o governador João Doria acabaram com o passe livre para os idosos entre 60 a 64 anos. Agora as prefeituras do ABC irão decidir se tomam a mesma decisão no dia 12 de janeiro. A justiça paulista derrubou o fim do passe livre dos idosos apenas para a CPTM, metrô e ônibus da EMTU, ou seja, a medida ilegal continua a valer para a capital paulista.

Na próxima terça-feira (12/01) acontecerá a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Nesta primeira reunião, prefeitos discutirão entre outros temas, o fim da gratuidade para idosos na faixa entre os 60 e 64 anos no transporte público municipal. O fim da gratuidade entrou em pauta, após os tucanos Bruno Covas e João Dória, prefeito da capital e governador do estado, adotarem tal medida.

Assunto tratado com cautela por parte dos prefeitos da região do ABC. A preocupação de parte dos mandatários municipais tucanos e seus satélites na região, tem sido a queda de receita nas empresas de transporte, um reflexo da pandemia de Covid-19.

Conversamos com dois vereadores que integram a oposição a Paulo Serra (PSDB), prefeito eleito de Santo André e atual presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC:

Wagner Lima (vereador PT Santo André:
‘‘Somos contra qualquer tipo de retirada de direitos, ainda mais num momento crítico como este que nosso País e a sociedade brasileira passam com grave crise sanitária do Covid-19, fim do auxílio emergencial e uma das maiores taxas de desemprego da nossa história’’

Ricardo Alvarez (vereador PSOL Santo André): A retirada da gratuidade aumentará a crise social no grande ABC em plena pandemia. Os prefeitos devem levar em conta está conjuntura e manter a gratuidade. Este é o nosso apelo”

Ao que tudo indica a preocupação do PSDB é com a saúde financeira dos empresários de ônibus.

Procurado por nossa equipe, Paulo Serra, prefeito de Santo André e atual presidente do Consórcio ABC respondeu com a seguinte nota:

‘‘A pauta será deliberada pelos prefeitos das sete cidades da região no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em reunião marcada para a próxima terça-feira (12)’’

Requerimento do vereador de oposição Ricardo Alvarez questionando presidente da Câmara e Prefeito (ambos do psdb) sobre o fim do passe livre dos idosos entre 60 a 64 anos.

passe pra idosos
Máquina de créditos pra passe dá x ou seja, recusado.

Igor Santos, para os jornalistas livres

POSTS RELACIONADOS

Um forte grito de não ao PL 4330

Em ato simbólico, mais de 15 mil trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços, na manhã desta quarta (14), em montadoras do ABC Um grito de