A primeira marcha

É como mexer em formigueiro, atiçar casa de abelha. É como abrir represa e inundar o campo,  há um canto, uma música de muitas línguas. Tudo se aviva numa atenção e objetivo de defesa, é um ofício conjunto. 

A larga avenida se inunda de cores, como se uma revoada de pássaros preto, azul, vermelho, branco e amarelo ocorresse na cabeças das pessoas, mulheres e seus cocares. 

Um balé moderno protesta na via, se dirigem à Secretaria Especial de Saúde Indígena; lembra guerra a melodia em protesto contra o desmonte da Secretaria. Protestam contra a secretária indígena, a militar Silvia Waiãpi, tenente e atriz. Pedem sua imediata abdicação.

Tão valente as mulheres, pararam o trânsito, surpreenderam a polícia, renegaram o governo anti-indígena que não gosta de árvore.

Mulher é coisa de entranhas e nuvens, faz chuva e sol, faz sombra sobre a vida, embala em canto a mão que ergue e grita.

Protege e salva, coisa de mulher.

 

imagens por Helio Carlos Mello

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A marcha

Se fere nossa existência, nós dizemos resistência, afirmam milhares de bocas. Existe fome de cura, e o que vejo são mulheres, muitas mulheres que cantam