A era da máfia está começando no Brasil?

 

A ascensão da “nova direita” no mundo, com ideias conservadoras (no sentido mais obscuro que se possa pensar), tem sido uma espécie de “Ragnarok” da moral e da ética. Observamos o surgimento de figuras públicas que chegaram ao poder, com discursos cada vez mais violentos e extremos (no pior sentido da palavra), como é o caso de Donald Trump, nos Estados Unidos.
Ocorre que essa virada conservadora tem revelado uma ligação profunda com o crime organizado, basta ver que o presidente estadunidense foi acusado de envolvimento com lavagem internacional de dinheiro, entre outras ações que o colocam sob a ameaça de um impeachment. Fonte: (https://exame.abril.com.br/mundo/negocios-de-trump-sugerem-lavagem-de-dinheiro-diz-pesquisador/ e https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN1DH1TY-OBRTP).

Corrupção é

O sobrenome Bolsonaro parece estar no centro de um escândalo sem precedentes na história brasileira. O governo de Jair Bolsonaro já mostra sinais de desgaste com pouco mais de um mês no poder, e tudo graças ao escândalo originado pelo relatório do COAF (Conselho de Atividades Financeiras). A “Folha” publicou, ainda em dezembro de 2018, a reportagem sobre o relatório do órgão.

Ver mais: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/12/coaf-aponta-movimentacao-atipica-de-ex-assessor-de-flavio-bolsonaro.shtml e o jornal espanhol “El país” recentemente foi mais direto: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/19/politica/1547855965_283326.html.

A pressão de parte da velha mídia convencional, capitaneada pela “Folha de S. Paulo” e pelo “Grupo Globo”, alijados de vultosas verbas publicitárias, tem provocado rachaduras na imagem de “caçadores de corruptos”, aqui incluídos a família Bolsonaro e o ícone da nova direita, Sérgio Moro.

O Ministro da Justiça no Governo do principal beneficiário de sua atuação, quando era Juiz Federal em Curitiba, está cada vez mais desmoralizado pelo “queirozão”.  Os fortes indícios de um lucrativo esquema de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro e sua curiosa falta de posicionamento, que era regra contra o PT e Lula, estão desmanchando a fama de intolerante contra corrupção, construída com muito autoritarismo.

Milícias

Mas o relatório do COAF causou um estrago ainda maior: expôs o envolvimento de Queiroz com as milícias do Rio, bem como do próprio senador eleito Flávio Bolsonaro,  já que empregava em seu gabinete a mãe e a companheira do suspeito de ser o principal líder do “escritório do crime”, Adriano da Nóbrega. Elas também teriam depositado dinheiro na conta de Queiroz. Além disso, Flávio Bolsonaro indicou Nóbrega para uma menção honrosa em 2004, mesma homenagem que prestou para outro suspeito de ser um dos líderes milicianos.

Flávio Bolsonaro, recém empossado senador, enquanto era deputado estadual no Rio,chegou a dizer, em sua conta no Twitter, que a juíza de direito Patrícia Acioli, morta por julgar e mandar para a prisão diversos policiais ligados a grupos de extermínio, era culpada por “colecionar inimigos”.

Flávio disse que Acioli tinha costume de “humilhar gratuitamente réus”. Para o deputado, a magistrada impunha aos acusados atitudes de humilhação, chamando-os de vagabundos, adjetivo que a família Bolsonaro usa com frequência para se referir a pretos e pobres, quando são presos.

O próprio presidente Jair Bolsonaro, em 2003, chegou a parabenizar a atuação dos grupos de extermínios (assassinatos cometidos pelas milícias) ,  já que não há pena de morte no Brasil. O discurso pode ser visto no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RDk7H3rjYm4.

O jornalista Glenn Greenwald, principal repórter do “The Intercept”, acaba de lançar um reportagem sobre o tema, detalhando o escândalo, mas tem sido alvo de bots pró-Bolsonaro, para evitar que o vídeo receba evidência no YouTube.

Máfia

Outras Nações já enfrentaram problemas semelhantes, através do envolvimento de agentes públicos com a corrupção e outros crimes ainda mais graves. Na Rússia, pós-dissolução da URSS,  a máfia  cooptou muitos membros da KGB e do exército e infiltrou seus membros em muitos países, para obter negócios extremamente lucrativos e sofisticados. Veja mais: https://super.abril.com.br/historia/czares-da-mafia/

Seremos os próximos a conviver com uma estrutura política tomada por assassinos de aluguel e pessoas da pior estirpe? Nossas instituições serão capazes de conter as milícias e impedir que se estabilizem no Planalto?

Queiroz é só a ponta do iceberg.

Fábio Dias Ribeiro é advogado atuante, especialista em Direitos Humanos e Cidadania, Mestre em Sociologia, graduando em filosofia e ativista social.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Bahh, o roteiro é beeem semelhante, e em 1980!! bem lembrado.

  2. A Justiça federal está prendendo quem fez denúncias contra venenos agrícolas.

    1. Não soube a notícia, podes dar a fonte?

  3. Acredito que o autor do texto desconhece ou esqueceu de mencionar o PCC , o CRBC , a Ceita Satânica entre outras máfias, como chamadas por seus integrantes as famílias. O PCC está dentro de partidos ditos de esquerda e de centro.A realidade que estamos passando em nosso país onde os partidos de direita levantam a bandeira da Ética? Isso aconteceu com a importância demasiada da esquerda em querer permanecer no poder, se instalar como os únicos donos da verdade, que triste, em um momento em que estava criando um equilíbrio dentro das faculdades entre seus frequentadores de várias classes sociais o que seria um diferencial no futuro. Interessante o texto porém , superficial para uma pessoa mestre em sociologia e graduado em filosofia.

    1. Wagner, acho que você precisa ler o texto e interpretar o sentido das informações. Inicialmente, não pretendo abordar a existência de facções criminosas no Brasil, pois isso é óbvio e não precisa ser reafirmado em um espaço tão exíguo. O PCC, por exemplo, surgiu no governo do PSDB, e conta com a complacência dos sucessivos governos tucanos (e antes que você pense em.dizer que tucanos são de esquerda, sugiro que perceba o alinhamento político do PSDB com o governo corrupto do Temer e com o atual governo Bolsonaro. O objetivo do breve artigo é apontar o surgimento de um governo intimamente ligado a milícias do RJ. Só para lembrar que o “ético” Bolsonaro foi deputado federal 28 anos em um estado que tem dois ex governadores presos, presidente da assembléia preso, do tribunal de contas e todos eles por corrupção, e o que o “ético Bolsonaro” e sua família igualmente ética fez? Condecorou milicianos. Mas eu compreendo sua indignação, é difícil depositar suas esperanças em um indivíduo e perceber que ele não é aquilo que dizia. Mas… Você tem o direito sagrado de não gostar do artigo, vamos comemorar que ainda não estamos na ditadura. ?

  4. O que não entendi foi o direcionamento para o estado RJ, que passa por uma crise de décadas, sou da cidade de São Paulo por isso relatei as facções
    criminosas , porém elas existem em todo território nacional agindo contra o Estado Democrático de Direito concebido com muito suor e as milícias atuam do mesmo modus operandi . É sem dúvida uma questão de segurança pública , mas não com uma visão limitada , estreita e rasa como vem sendo tratada nestes últimos meses virando bandeira de partidos. Observei o direcionamento à família Bolsonaro e sabemos que levantaram a bandeira da Ética e que sejam responsáveis pelos seus atos, palavras e omissões que cometeram ou cometam, como todos aqueles que também são servidores públicos e partidos. Quanto a direita ou esquerda, sou servidor público e conheço quem são e como agem.
    Mestre, parabéns pelo respeito que tomou com meu pifio comentário, peço tolerância, por vezes a emoção toma conta da razão.

    1. Teu comentário não foi pífio, de maneira nenhuma. É bom perceber que algumas reflexões (certas ou erradas) servem para promover o debate. Estamos todos do mesmo lado, os reflexos da corrupção e do crime organizado são sentidos em qualquer setor (com exceção daqueles que estão no topo da pirâmide). É só através do diálogo fraterno que podemos atingir o consenso. Tem um artigo muito bom, que saiu no “el país” sobre as milícias serem o próprio Estado no Rio, bastante recomendável! Abraço e sigamos vigilantes!

  5. Anomia, fascismo, atraso, ” boiada passando”, truculência, Censura, SUCATEAMENTO do IBAMA , IBGE, PRIVATIZACOES IRREGULSRES ( Correios?!), Isolamento em relação ao resto do mundo, nepotismo etc.etc.

POSTS RELACIONADOS