Regime de urgência para retirar a “função social da terra” da lei 8629/1993 é aprovado a toque de caixa

O projeto é visto como tentativa da bancada ruralista de enfraquecer a reforma agrária e flexibilizar normas ambientais e sociais, favorecendo o agronegócio e grandes proprietários. Especialistas alertam que a medida pode aumentar a concentração fundiária, expulsar comunidades tradicionais e comprometer a justiça agrária e ambiental, agravando desigualdades e conflitos no campo.

com colaboração de Henrique Marques

No final da tarde da última terça-feira (26/11/24), durante a sessão extraordinária nº 208 da Câmara Federal, 290 deputados aprovaram o regime de urgência para que o Projeto de Lei (PL) 4357/2023 seja apreciado e entre em votação mais rápido.

O requerimento de urgência foi proposto pelos deputados federais Pedro Lupion do Partido Progressista (PP) do Paraná; Capitão Alden do Partido Liberal (PL) da Bahia e por Zé Trovão PL de Santa Catarina.

111 deputados votaram não para o regime de urgência. Um deles foi Paulão (PT AL), que explica: eles (a bancada ruralista) querem “tirar as possibilidades da reforma agrária”. E, para isso, “têm feito tentativas de flexibilizar a legislação, as regras ambientais, sociais e de acesso à terra”.

O caso do PL 4357/2023 é um exemplo típico. Ele foi protocolado na Câmara Federal um dia depois do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir como improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3865, proposta pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) questionando a função social da terra.

“A rigor, a bancada ruralista na Câmara dos Deputados opera, com sua força numérica, um revanchismo raivoso em relação ao posicionamento adotado pelo STF no julgamento que ocorreu no ano passado da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3365/DF. Esta ação foi proposta pela Confederação Nacional da Agricultura e tramitava no Supremo desde 2007”, fala o professor de direito ambiental Pedro Diamantino da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS – BA, membro da AATR – Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais e da Renap – Rede Nacional de Advogados/as populares

“O agronegócio, os latifundiários brasileiros, lutam para “acabar com a reforma agrária e para isso eles têm que acabar com a possibilidade ou a exigência legal de que a Terra deve cumprir sua função social”, comenta Alair Luiz dos Santos, diretor de Política Agrária da Confederação nacional dos trabalhadores rurais na agricultura familiar Contag,

“Para o agronegócio, para os latifundiários que exploram, quanto mais escravos eles tiverem, quanto mais pessoas trabalhando com salário miserável, quanto mais concentração de terras, quanto mais possibilidades de expulsar comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas das terras, mais (isso) é aplaudido. Eles acham que esse é o caminho correto. Nós, ao contrário, vamos continuar lutando para que a terra cumpra a sua função social, que haja desconcentração de terras, independente do que o parlamento entender”, afirma Alair.

 “O Brasil tem uma dívida social enorme. Os países que tiveram desenvolvimento, todos realizaram reforma agrária. Nós somos um país continental. Infelizmente temos concentração de terras na mão de poucos”, destaca o Deputado Federal Paulão (PT-AL). A reforma agrária é uma ferramenta social, fundamental, não só do ponto de vista económico da distribuição da Terra, visto que altera o padrão da economia, mas também de qualidade de vida. “Sou favorável à reforma agrária”, finaliza Paulão.

 “Não é possível construir soberania alimentar, um mundo sem forme, sem fazer reforma agrária”, destaca Leomárcio Araújo da coordenação nacional do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA). Os parlamentares que atuam na contramão da democratização da terra, agem de forma desumana e arbitrária, completa.

É fundamental cumprirmos o que diz o Estatuto da Terra. A função social é um mecanismo para diminuir desigualdades e trazer condições de uma vida digna a centena de milhares de mulheres e homens que precisam da terra para trabalhar. Retirar a função social da terra da Lei 8629/1993 é dar carta branca à improdutividade, degradação ambiental e aumento da miséria do nosso povo. Não permitiremos! O latifundiário que promove o trabalho escravo tem que perder propriedade”, afirma o Deputado Federal Rogério Correia (PT MG).

Desobrigar a terra de cumprir sua função social seria um retrocesso grave em termos de direitos sociais, justiça agrária e proteção ambiental. A terra deixaria de ser vista como um bem comum, essencial à dignidade humana, para ser tratada apenas como um ativo de especulação ou reserva de poder econômico, ampliando desigualdades e conflitos”, destaca Frei Marx do Ação Social Franciscana (Sefras).

O PL 4357/2023 compõe o pacote de propostas legislativas que pretendem flexibilizar regras ambientais, sociais e de acesso à terra.

O que significa a expressão “função social da terra”?

Função Social da Terra é um princípio que busca equilibrar o direito à propriedade privada com as necessidades coletivas, assegurando que a terra seja utilizada de forma justa, sustentável e produtiva para toda a sociedade. Ela é fundamental para combater a pobreza e promover a inclusão social, proteger o meio ambiente e os recursos naturais, promover a justiça agrária e reduzir conflitos no campo e garantir o uso responsável e ético de um recurso essencial para a vida humana.

Esse princípio é norteador do direito de propriedade no Brasil e está presente na Constituição Federal de 1988. De acordo com ele, todo bem, seja móvel ou imóvel, rural ou urbano, deve ser utilizado em prol dos interesses da sociedade, e não apenas dos proprietários.

Quilombola de Serra do Apon (PR), Dona Vani é uma importante guardiã de sementes crioulas – Jaqueline Andrade / Terra de Direitos

O cumprimento da função social da terra é avaliado com base no uso produtivo, sustentável e socialmente responsável da propriedade. Esses critérios refletem o equilíbrio entre o direito à propriedade e as responsabilidades coletivas, assegurando que a terra seja um recurso de benefício compartilhado para toda a sociedade.

Constitucionalidade da Função Social da Terra

A constitucionalidade da função social da terra tem sido questionada por alguns setores, especialmente aqueles vinculados a interesses econômicos do agronegócio, grandes proprietários de terra e defensores de uma visão mais liberal da propriedade privada. Esses questionamentos geralmente estão relacionados à interpretação do direito de propriedade e ao papel do Estado em regular seu uso. O Supremo Tribunal Federal julgou improcedente o questionamento – Acordão STF publicado em 04/10/2023.

Ou seja, função social da terra é um princípio explícito e central da Constituição Federal de 1988, sendo amplamente reconhecida como constitucional.

“A função social da propriedade está consagrada pela Constituição Federal de 1988, em seu inciso XXIII do artigo 5º, portanto, inserido entre os direitos fundamentais, inclusive de gênese liberal, bem como constante do artigo 170, inciso III, na condição de princípio da ordem econômica no Brasil”,  explica o Jurista e pesquisador Flávio de Leão Bastos Pereira, Pós-doutor em Direitos Humanos e Novas Tecnologias, Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico, Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro da Frente Ampla Democrática Pelos Direitos Humanos (FADDH).

Comentando sobre o PL 4357/2023, Bastos destaca que “eliminar da Lei n. 8.629/93 o requisito da observância da função social da propriedade para fins de desapropriação de terras produtivas, afronta, no meu entender, a cláusula pétrea constante do inciso IV, do §4° da CF/88, consistente nos direitos e garantias individuais”. Para  ele “o PL 4357/2023 é inconstitucional”.

Órgãos do Sistema de Justiça têm se posicionado sobre o tema, como a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que em sua Nota Técnica PFDC nº 10/2024  observa que

“a Constituição da República assegura o exercício do direito de propriedade (art. 5º, inciso XXII, CF), desde que cumprida sua função socioambiental (art. 5º, inciso XXIII, e 186, CF), bem como medidas eficazes, sob o crivo do Poder Judiciário (art. 5º, XXXV, CF), para retomada de imóveis irregularmente ocupados;”

Ou seja, os critérios de função social da propriedade devem ser cumpridos.

O Conselho Nacional do Ministério Público, em sua Recomendação nº 63 de 26/01/2018 destaca que:

“o acesso à terra é elemento estruturante do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana (art. 1º, III, da CF/88), norteador do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil, que se efetiva pelos direitos fundamentais, como o direito à propriedade (art. 5º, caput, CF/88), à moradia, ao trabalho, à alimentação, à saúde, à educação, dentre outros (art. 6º, CF/88), todos inseridos nos conflitos sociojurídicos rurais;”

O caminho percorrido pelo Projeto de Lei 4357/2023 na Câmara Federal

O PL 4357/2023 foi apresentado em 05/09/2023, pelo deputado pecuarista em primeiro mandato, Rodolfo Nogueira do PL do Mato Grosso. O objetivo da proposta é “impedir que terras produtivas sejam desapropriadas para a realização da reforma agrária”.  Inicialmente houve solicitação e regime de urgência, não aprovado em 2023.

A proposta tramitou durante um ano. Passou por diversas comissões, todas cuja maioria está composta por deputados da bancada do agro. Na comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), o relator foi   o deputado Marcelo Van Hattem (Novo-RS) que deu parecer pela aprovação.

Em abril de 2024, o PL 4357/2023 foi redistribuído para as comissões do Trabalho (CTRAB), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e Desenvolvimento Econômico. Ao mesmo tempo, o PL foi enviado para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cujo relator designado foi o deputado Zucco (PL RS), que além de considerar constitucional o texto, posicionou-se a favor do seu mérito:

“No entanto, cremos não ser despiciendo declarar que, no que diz respeito ao mérito das proposições, somos levados a concordar com elas, posto que todas revelam preocupações válidas e compatíveis com a melhoria de nosso sistema agrário, preservando uma grande fonte de riqueza de nosso país e, por conseguinte, com o aperfeiçoamento de nossa democracia.” (deputado Zucco)

Em 24 de outubro de 2024, logo após o primeiro turno das eleições municipais, a CCJ aprovou o texto 32 dias depois, é aprovado regime de urgência para votação do PL 4357/2023 no Plenário.

Quem votou a favor e contra o regime de urgência do Projeto de Lei 4357/2023

A votação foi presidida pelo Deputado Federal Pompeu de Matos (PDT RS).

Todos os parlamentares presentes dos Partidos Novo, Republicanos e PRD votaram a favor da urgência. Praticamente todos os deputados do PL, PP, PSD, PSDB, PDT, Cidadania e União Brasil também votaram a favor.

Votaram contra todos os parlamentares do PSOL, PT, PCdoB. PSB, PV e MDB ficaram divididos, como pode ser observado no quadro abaixo:

Veja no final da matéria a lista detalhada de quem votou a favor e quem votou contra.

Quais são os critérios para a função social da terra seja cumprida?

O Artigo 186 da Constituição Federal do Brasil define os critérios que definem se a propriedade rural cumpre sua função social. Com esses requisitos pretende-se que não só os proprietários, mas também a sociedade seja beneficiada. Para tanto, devem ser cumpridas as seguintes condições, simultaneamente:

  1. Haver aproveitamento racional e adequado da terra. Ou seja, a terra é utilizada de maneira produtiva, conforme sua vocação natural, com métodos de cultivo adequados e sem desperdício de recursos.
  2. Seu uso ser compatível com os recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente. Significa que a utilização da terra deve respeitar as normas ambientais, promover práticas sustentáveis e garantir a preservação dos recursos naturais, como solos, florestas, águas, biodiversidade. Por exemplo, respeitando as áreas de preservação permanente (APPs), evitando o desmatamento ilegal e adotando práticas agrícolas que conservem o solo.
  3. A exploração da terra deve favorecer o bem-estar dos trabalhadores e proprietários. Isto é, a terra deve ser usada de forma que beneficie tanto os proprietários quanto os trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Alguns exemplos são a geração de empregos, melhoria da qualidade de vida no campo e contribuição para a economia local.
  4. Serem observadas relações de trabalho justas na propriedade, em conformidade com as leis trabalhistas, garantindo condições dignas aos trabalhadores e combatendo práticas como trabalho infantil, escravo, análogo à escravidão ou outras formas de exploração indevida. O que significa haver registro de empregados, pagamento de salários justos e respeito às normas de segurança no trabalho.

Por que os critérios para a função social da terra são importantes?

Porque eles são fundamentais para a promoção do uso eficiente e sustentável do solo, a garantia do o acesso à terra para agricultores familiares e trabalhadores rurais, para a preservação do meio ambiente e os recursos naturais, para a redução das desigualdades sociais e econômicas no campo e para evitar ociosidade ou uso predatório da terra.

Como esses critérios se aplicam?

  • O cumprimento desses critérios é avaliado por órgãos públicos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), especialmente no caso de propriedades rurais em processos de desapropriação para reforma agrária.
  • O descumprimento da função social pode levar à classificação da propriedade como improdutiva, possibilitando sua desapropriação pelo Estado, com indenização ao proprietário.

Em resumo, a função social da terra é justamente a regulação sobre como o que a gente vai cultivar as terras do nosso país acontece, explica Frei Marx da Ação Social Franciscana (Sefras). Ele destaca três pontos importantes: a forma como se dá o cultivo da terra para a produção de alimentos, as relações de trabalho nesse ciclo, relação e preservação do meio ambiente e as mudanças climáticas. Sem esquecer que tudo isso relaciona-se diretamente com a forma como cuidamos da nossa casa comum, como lembra o Papa Francisco.

Essa matéria é a primeira de uma série que estamos produzindo. Nas seguintes trataremos dos significados e implicações que podem ocorrer se a “função social da terra” for suprimida.

Lista dos Deputados que votaram o requerimento de urgência para o PL 4357/2023

111 parlamentares votaram contra do PL 4357/2023

parlamentarPartidoBlocoVotouf
Acácio FavachoMDBBl MdbPsdRepPodeNãoAP
Augusto PuppioMDBBl MdbPsdRepPodeNãoAP
Airton FaleiroPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPA
Andreia SiqueiraMDBBl MdbPsdRepPodeNãoPA
Antônio DoidoMDBBl MdbPsdRepPodeNãoPA
Dilvanda FaroPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPA
José PrianteMDBBl MdbPsdRepPodeNãoPA
Keniston BragaMDBBl MdbPsdRepPodeNãoPA
Amom MandelCidadaniaBl UniPpFdrPsdbCid…NãoAM
Cleber VerdeMDBBl MdbPsdRepPodeNãoMA
Márcio JerryPCdoBFdr PT-PCdoB-PVNãoMA
Roseana SarneyMDBBl MdbPsdRepPodeNãoMA
Rubens Pereira JúniorPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMA
José Airton Félix CiriloPTFdr PT-PCdoB-PVNãoCE
José GuimarãesPTFdr PT-PCdoB-PVNãoCE
Luizianne LinsPTFdr PT-PCdoB-PVNãoCE
Yury do ParedãoMDBBl MdbPsdRepPodeNãoCE
Dr. FranciscoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPI
Flávio NogueiraPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPI
Merlong SolanoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPI
Fernando MineiroPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRN
Gervásio MaiaPSB NãoPB
Luiz CoutoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPB
Carlos VerasPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPE
Clodoaldo MagalhãesPVFdr PT-PCdoB-PVNãoPE
Eriberto MedeirosPSB NãoPE
Felipe CarrerasPSB NãoPE
Guilherme UchoaPSB NãoPE
Lucas RamosPSB NãoPE
Pedro CamposPSB NãoPE
Renildo CalheirosPCdoBFdr PT-PCdoB-PVNãoPE
Daniel BarbosaPPBl UniPpFdrPsdbCid…NãoAL
PaulãoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoAL
Rafael BritoMDBBl MdbPsdRepPodeNãoAL
João DanielPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSE
Alice PortugalPCdoBFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
BacelarPVFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
Daniel AlmeidaPCdoBFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
Ivoneide CaetanoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
João Carlos BacelarPL NãoBA
Jorge SollaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
Joseildo RamosPTFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
Josias GomesPTFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
Lídice da MataPSB NãoBA
Pastor Sargento IsidórioAvanteBl UniPpFdrPsdbCid…NãoBA
Paulo MagalhãesPSDBl MdbPsdRepPodeNãoBA
Raimundo CostaPodemosBl MdbPsdRepPodeNãoBA
Waldenor PereiraPTFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
Zé NetoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoBA
Ana PimentelPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
André JanonesAvanteBl UniPpFdrPsdbCid…NãoMG
Célia XakriabáPSOLFdr PSOL-REDENãoMG
DandaraPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
Duda SalabertPDTBl UniPpFdrPsdbCid…NãoMG
Leonardo MonteiroPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
Padre JoãoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
Patrus AnaniasPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
Paulo GuedesPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
Reginaldo LopesPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
Rogério CorreiaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMG
Dr. Victor LinhalisPodemosBl MdbPsdRepPodeNãoES
Gilson DanielPodemosBl MdbPsdRepPodeNãoES
Helder SalomãoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoES
Jack RochaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoES
Paulo FollettoPSB NãoES
Bandeira de MelloPSB NãoRJ
Benedita da SilvaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRJ
Chico AlencarPSOLFdr PSOL-REDENãoRJ
Daniela do WaguinhoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…NãoRJ
Dimas GadelhaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRJ
Gutemberg ReisMDBBl MdbPsdRepPodeNãoRJ
Jandira FeghaliPCdoBFdr PT-PCdoB-PVNãoRJ
Lindbergh FariasPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRJ
Pastor Henrique VieiraPSOLFdr PSOL-REDENãoRJ
ReimontPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRJ
Sargento PortugalPodemosBl MdbPsdRepPodeNãoRJ
Talíria PetronePSOLFdr PSOL-REDENãoRJ
Tarcísio MottaPSOLFdr PSOL-REDENãoRJ
Alencar SantanaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
AlfredinhoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Arlindo ChinagliaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Carlos ZarattiniPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Guilherme BoulosPSOLFdr PSOL-REDENãoSP
Ivan ValentePSOLFdr PSOL-REDENãoSP
Jilmar TattoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Kiko CeleguimPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Luiza ErundinaPSOLFdr PSOL-REDENãoSP
Nilto TattoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Orlando SilvaPCdoBFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Professora Luciene CavalcantePSOLFdr PSOL-REDENãoSP
Renata AbreuPodemosBl MdbPsdRepPodeNãoSP
Rui FalcãoPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSP
Sâmia BomfimPSOLFdr PSOL-REDENãoSP
Erika KokayPTFdr PT-PCdoB-PVNãoDF
Delegada Adriana AccorsiPTFdr PT-PCdoB-PVNãoGO
Rubens OtoniPTFdr PT-PCdoB-PVNãoGO
Camila JaraPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMS
Dagoberto NogueiraPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…NãoMS
Geraldo ResendePSDBBl UniPpFdrPsdbCid…NãoMS
Vander LoubetPTFdr PT-PCdoB-PVNãoMS
Carol DartoraPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPR
Gleisi HoffmannPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPR
Tadeu VeneriPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPR
WelterPTFdr PT-PCdoB-PVNãoPR
Ana Paula LimaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSC
Pedro UczaiPTFdr PT-PCdoB-PVNãoSC
Alexandre LindenmeyerPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRS
Bohn GassPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRS
Daiana SantosPCdoBFdr PT-PCdoB-PVNãoRS
Denise PessôaPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRS
MarconPTFdr PT-PCdoB-PVNãoRS

290 deputados federais votaram a favor

parlamentarPartidoBlocoVotouf
AlbuquerquerepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRR
Defensor Stélio DenerrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRR
Duda RamosMDBBl MdbPsdRepPodeSimRR
Gabriel MotarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRR
NicolettiUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRR
Pastor DinizUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRR
Zé Haroldo CathedralPSDBl MdbPsdRepPodeSimRR
Dorinaldo MalafaiaPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimAP
JosenildoPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimAP
Silvia WaiãpiPL SimAP
Delegado CaveiraPL SimPA
Joaquim PassarinhoPL SimPA
Raimundo SantosPSDBl MdbPsdRepPodeSimPA
Adail FilhorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimAM
Átila LinsPSDBl MdbPsdRepPodeSimAM
Capitão Alberto NetoPL SimAM
Fausto Santos Jr.UniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimAM
Saullo ViannaUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimAM
Sidney LeitePSDBl MdbPsdRepPodeSimAM
Silas CâmararepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimAM
Coronel ChrisóstomoPL SimRO
Cristiane LopesUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRO
Dr. Fernando MáximoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRO
LebrãoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRO
Lucio MosquiniMDBBl MdbPsdRepPodeSimRO
Maurício CarvalhoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRO
Silvia CristinaPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimRO
Thiago FloresrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRO
Antônia LúciarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimAC
Eduardo VellosoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimAC
Gerlen DinizPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimAC
Meire SerafimUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimAC
Roberto DuarterepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimAC
Socorro NeriPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimAC
Zezinho BarbaryPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimAC
Alexandre GuimarãesMDBBl MdbPsdRepPodeSimTO
Antonio AndraderepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimTO
Carlos Henrique GaguimUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimTO
Eli BorgesPL SimTO
Filipe MartinsPL SimTO
Lázaro BotelhoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimTO
Ricardo AyresrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimTO
Vicentinho JúniorPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimTO
Allan GarcêsPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimMA
Dr. BenjamimUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimMA
Fábio MacedoPodemosBl MdbPsdRepPodeSimMA
Josivaldo JPPSDBl MdbPsdRepPodeSimMA
Márcio HonaiserPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimMA
Marreca FilhoPRDBl UniPpFdrPsdbCid…SimMA
Pedro Lucas FernandesUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimMA
AJ AlbuquerquePPBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
André FigueiredoPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Danilo ForteUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Dayany BittencourtUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Domingos NetoPSDBl MdbPsdRepPodeSimCE
Dr. JazielPL SimCE
Dra. Mayra PinheiroPL SimCE
Eduardo BismarckPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Eunício OliveiraMDBBl MdbPsdRepPodeSimCE
Fernanda PessoaUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Idilvan AlencarPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Luiz GastãoPSDBl MdbPsdRepPodeSimCE
Matheus NoronhaPL SimCE
Mauro Benevides FilhoPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Moses RodriguesUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimCE
Tadeu OliveiraPL SimCE
Átila LiraPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPI
Jadyel AlencarrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimPI
Júlio CesarPSDBl MdbPsdRepPodeSimPI
Benes LeocádioUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRN
General GirãoPL SimRN
João MaiaPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimRN
Paulinho FreireUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRN
Robinson FariaPL SimRN
Sargento GonçalvesPL SimRN
Aguinaldo RibeiroPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPB
Cabo Gilberto SilvaPL SimPB
Hugo MottarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimPB
Mersinho LucenaPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPB
Murilo GaldinorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimPB
Wellington RobertoPL SimPB
Wilson SantiagorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimPB
André FerreiraPL SimPE
Augusto CoutinhorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimPE
Clarissa TércioPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPE
Coronel MeiraPL SimPE
Eduardo da FontePPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPE
Fernando Coelho FilhoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimPE
Fernando MonteiroPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPE
Lula da FontePPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPE
Mendonça FilhoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimPE
Ossesio SilvarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimPE
Waldemar OliveiraAvanteBl UniPpFdrPsdbCid…SimPE
Delegado Fabio CostaPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimAL
Luciano AmaralPVFdr PT-PCdoB-PVSimAL
Marx BeltrãoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimAL
Delegada KatarinaPSDBl MdbPsdRepPodeSimSE
Gustinho RibeirorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimSE
Icaro de ValmirPL SimSE
Rodrigo ValadaresUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimSE
Yandra MouraUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimSE
Adolfo VianaPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Arthur Oliveira MaiaUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Capitão AldenPL SimBA
Charles FernandesPSDBl MdbPsdRepPodeSimBA
Claudio CajadoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Diego CoronelPSDBl MdbPsdRepPodeSimBA
Gabriel NunesPSDBl MdbPsdRepPodeSimBA
João LeãoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
José RochaUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Leo PratesPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Leur Lomanto JúniorUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Márcio MarinhorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimBA
Mário Negromonte Jr.PPBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Paulo AziUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimBA
Roberta RomaPL SimBA
Rogéria SantosrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimBA
Aécio NevesPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Ana Paula LeãoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Bruno FariasAvanteBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Delegada IoneAvanteBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Delegado Marcelo FreitasUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Domingos SávioPL SimMG
Dr. FredericoPRDBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Emidinho MadeiraPL SimMG
Eros BiondiniPL SimMG
Greyce EliasAvanteBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Hercílio Coelho DinizMDBBl MdbPsdRepPodeSimMG
Igor TimoPSDBl MdbPsdRepPodeSimMG
Lafayette de AndradarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimMG
Lincoln PortelaPL SimMG
Mário HeringerPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Mauricio do VôleiPL SimMG
Misael VarellaPSDBl MdbPsdRepPodeSimMG
Nely AquinoPodemosBl MdbPsdRepPodeSimMG
Nikolas FerreiraPL SimMG
Paulo Abi-AckelPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Pedro AiharaPRDBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
PinheirinhoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Rafael SimoesUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Rodrigo de CastroUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Rosângela ReisPL SimMG
Samuel VianarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimMG
Zé SilvaSolidariedeBl UniPpFdrPsdbCid…SimMG
Amaro NetorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimES
Da VitoriaPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimES
Evair Vieira de MeloPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimES
Gilvan da FederalPL SimES
Messias DonatorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimES
BebetoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimRJ
Carlos JordyPL SimRJ
Chris ToniettoPL SimRJ
Delegado RamagemPL SimRJ
General PazuelloPL SimRJ
Helio LopesPL SimRJ
Hugo LealPSDBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Jorge BrazrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Julio LopesPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimRJ
Juninho do PneuUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRJ
Laura CarneiroPSDBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Luciano VieirarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Luis Carlos GomesrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Luiz LimaPL SimRJ
Marcelo CrivellarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Marcelo QueirozPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimRJ
Marcos TavaresPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimRJ
Max LemosPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimRJ
Murillo GouveaUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRJ
Otoni de PaulaMDBBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Pedro PauloPSDBl MdbPsdRepPodeSimRJ
Roberto Monteiro PaiPL SimRJ
Soraya SantosPL SimRJ
Adilson BarrosoPL SimSP
Adriana VenturaNovo SimSP
Antonio Carlos RodriguesPL SimSP
Arnaldo JardimCidadaniaBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Baleia RossiMDBBl MdbPsdRepPodeSimSP
Bruno GanemPodemosBl MdbPsdRepPodeSimSP
Capitão AugustoPL SimSP
Carla ZambelliPL SimSP
Carlos SampaioPSDBl MdbPsdRepPodeSimSP
Celso RussomannorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimSP
David SoaresUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Delegado Bruno LimaPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Delegado da CunhaPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Delegado PalumboMDBBl MdbPsdRepPodeSimSP
Delegado Paulo BilynskyjPL SimSP
Douglas ViegasUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Ely SantosrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimSP
Fábio TeruelMDBBl MdbPsdRepPodeSimSP
Fausto PinatoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Gilberto NascimentoPSDBl MdbPsdRepPodeSimSP
Jonas DonizettePSB SimSP
Kim KataguiriUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Luiz Carlos MottaPL SimSP
Luiz Philippe de Orleans e BragançaPL SimSP
Marcio AlvinoPL SimSP
Marcos PereirarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimSP
Maria RosasrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimSP
Mauricio NevesPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Miguel LombardiPL SimSP
Paulinho da ForçaSolidariedeBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Paulo Alexandre BarbosaPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Paulo Freire CostaPL SimSP
Ricardo SallesNovo SimSP
Rodrigo GambalePodemosBl MdbPsdRepPodeSimSP
Rosangela MoroUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Simone MarquettoMDBBl MdbPsdRepPodeSimSP
TiriricaPL SimSP
Vitor LippiPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimSP
Coronel AssisUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimMT
Coronel FernandaPL SimMT
Emanuel Pinheiro NetoMDBBl MdbPsdRepPodeSimMT
José MedeirosPL SimMT
Juarez CostaMDBBl MdbPsdRepPodeSimMT
Nelson BarbudoPL SimMT
Alberto FragaPL SimDF
Bia KicisPL SimDF
Fred LinharesrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimDF
Gilvan MaximorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimDF
Julio Cesar RibeirorepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimDF
Rafael PrudenteMDBBl MdbPsdRepPodeSimDF
Adriano do BaldyPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimGO
Célio SilveiraMDBBl MdbPsdRepPodeSimGO
Daniel AgrobomPL SimGO
Dr. Zacharias CalilUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimGO
Flávia MoraisPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimGO
Glaustin da FokusPodemosBl MdbPsdRepPodeSimGO
Ismael AlexandrinoPSDBl MdbPsdRepPodeSimGO
José NeltoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimGO
Lêda BorgesPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimGO
Magda MofattoPRDBl UniPpFdrPsdbCid…SimGO
Marussa BoldrinMDBBl MdbPsdRepPodeSimGO
Professor AlcidesPL SimGO
Silvye AlvesUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimGO
Beto PereiraPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimMS
Dr. Luiz OvandoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimMS
Marcos PollonPL SimMS
Rodolfo NogueiraPL SimMS
Beto RichaPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Delegado Matheus LaiolaUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Diego GarciarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimPR
Dilceu SperaficoPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Felipe FrancischiniUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Luciano AlvesPSDBl MdbPsdRepPodeSimPR
Luisa CanzianiPSDBl MdbPsdRepPodeSimPR
Luiz Carlos HaulyPodemosBl MdbPsdRepPodeSimPR
Luiz NishimoriPSDBl MdbPsdRepPodeSimPR
Marco BrasilPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Newton BoninUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
PadovaniUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Paulo LitroPSDBl MdbPsdRepPodeSimPR
Pedro LupionPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Reinhold StephanesPSDBl MdbPsdRepPodeSimPR
Sargento FahurPSDBl MdbPsdRepPodeSimPR
Sergio SouzaMDBBl MdbPsdRepPodeSimPR
Tião MedeirosPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
Toninho WandscheerPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimPR
VermelhoPL SimPR
Carmen ZanottoCidadaniaBl UniPpFdrPsdbCid…SimSC
Caroline de ToniPL SimSC
CobalchiniMDBBl MdbPsdRepPodeSimSC
Daniel FreitasPL SimSC
Daniela ReinehrPL SimSC
Fabio SchiochetUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimSC
Gilson MarquesNovo SimSC
IsmaelPSDBl MdbPsdRepPodeSimSC
Jorge GoettenrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimSC
Julia ZanattaPL SimSC
PezentiMDBBl MdbPsdRepPodeSimSC
Ricardo GuidiPL SimSC
Zé TrovãoPL SimSC
Afonso HammPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Afonso MottaPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Any OrtizCidadaniaBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Bibo NunesPL SimRS
Daniel TrzeciakPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Franciane BayerrepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRS
Giovani CheriniPL SimRS
Lucas RedeckerPSDBBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Luiz Carlos BusatoUniãoBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Marcel van HattemNovo SimRS
Marcelo MoraesPL SimRS
Mauricio MarconPodemosBl MdbPsdRepPodeSimRS
Osmar TerraMDBBl MdbPsdRepPodeSimRS
Pedro WestphalenPPBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Pompeo de MattosPDTBl UniPpFdrPsdbCid…SimRS
Ronaldo NogueirarepublicanosBl MdbPsdRepPodeSimRS
SandersonPL SimRS
ZuccoPL SimRS
lista dos deputados que votaram a favor da urgência no PL 4357/2023

Leia também

A esperança é a última que morre”: líder Chiquitano fala sobre direito à terra

MST invade ou ocupa? Entenda a luta pela terra no Brasil

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

O direito do trabalho ainda respira

Danilo Santana, estudante Direito da PUC-SP O Direito do Trabalho ainda respira. Mesmo que esteja por aparelhos, ainda existe uma salvação, apesar dos esforços do