Quem são os empresários milionários que defendem golpe caso Lula seja eleito

Dentre os empresários estão Luciano Hang, da Havan, e Afrânio Barreira, dono do grupo Coco Bambu

Nesta última quarta-feira (17), o jornalista Guilherme Amado desmascarou o grupo de empresários bolsonaristas que defenderam um golpe de Estado caso Lula seja eleito, no final de 2022.  O grupo conta com a presença de Luciano Hang, dono da Havan, José Isaac Peres, dono da rede administradora de shoppings Multiplan, Afrânio Barreira, do grupo Coco Bambu, Marco Aurélio Raymundo, conhecido como Morongo e dono de Mormaii, José Koury, dono do Barra World Shopping, Ivan Wrobel, da W3 Engenharia, André Tissot, do grupo Sierra Móveis, Meyer Nigri, da Tecnisa, entre outros. 

Dentre as mensagens, os empresários declararam que “preferem golpe à volta do PT” , que “golpe foi soltar o presidiário” e que “o golpe teria que ter acontecido nos primeiros dias de governo. 2019 teríamos ganhado outros 10 anos a mais”.

O senador Randolfo, na tarde da quarta-feira (17), pediu ao STF que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal avaliem a prisão dos empresários envolvidos no grupo “Empresários e Política”, em que as mensagens foram veiculadas.

As declarações são absurdas e incitam ainda mais o clima golpista, incentivado pelo atual presidente da República. Mas, seria uma grande surpresa vindo desses homens, apoiadores ferrenhos de Bolsonaro? Entenda quais são alguns dos nomes por trás das declarações criminosas. 

LUCIANO HANG

Luciano Hang. Imagem/Reprodução Flickr
Luciano Hang. Imagem/Reprodução: Flickr

Abertamente bolsonarista, Luciano Hang é dono da rede de lojas Havan, presente em 20 estados brasileiros. Desde 2018, ano da eleição de Bolsonaro, o empresário declarou seu apoio e encontrou meios de ajudar a eleger o atual presidente, como a coação de funcionários de uma de suas lojas a votar no então candidato PSL, afirmando que “se a esquerda ganhar, fechará as lojas e demitirá empregados”. Além disso, Hang é um grande disseminador de fake news, a respeito tanto das candidaturas opositoras de Bolsonaro, quanto, mais recentemente, sobre a pandemia de Covid-19. 

Seu patrimônio foi avaliado em 4,8 bilhões de dólares.

Foram encontrados, no Jusbrasil, 306 processos de Luciano Hang nos Diários Oficiais. 

JOSÉ ISAAC PERES

José Isaac Peres. Imagem: Divulgação/ Multiplan
José Isaac Peres. Imagem: Divulgação/ Multiplan

José Isaac Peres é um empresário e economista, dono da rede administradora de shoppings Multiplan, considerada uma das maiores empresas de shoppings do país, com mais de 5.800 lojas.

Seu patrimônio foi avaliado em 1,2 bilhão de dólares.

Foram encontrados, no Jusbrasil, 17 processos de José Isaac Peres nos Diários Oficiais

AFRÂNIO BARREIRA

Afrânio Barreira. Imagem/Reprodução: Agência Diário
Afrânio Barreira. Imagem/Reprodução: Agência Diário

Outro integrante do grupo é Afrânio Barreira, dono do restaurante Coco Bambu. Em 2017,  o empresário foi acusado de plagiar o cardápio, o menu e as receitas do restaurante Camarões, um restaurante de Natal conhecido desde os anos 80. Antigos funcionários do restaurante plagiado chegaram até a serem contratados para integrarem o time do Coco Bambu. O empresário foi condenado a pagar uma indenização de R$ 50 mil aos donos do Camarões. 

Durante a campanha de Bolsonaro, Afrânio doou cerca de 40 mil reais para ajudá-lo, além de reiterar falas mentirosas do presidente sobre o uso de cloroquina. Além disso, o restaurante em que foi negociado o pedido de propina para compra de vacinas pertence ao grupo Coco Bambu, pertencente ao empresário. 

Em 2019, o faturamento da rede de restaurantes foi estimado em 780 milhões de reais. 

Foram encontrados, no Jusbrasil, 24 processos de Afrânio Barreira Filho nos Diários Oficiais.

MARCO AURÉLIO RAYMUNDO

Marco Aurélio Raymundo. Créditos: Cortesia/Mormaii
Marco Aurélio Raymundo. Créditos: Cortesia/Mormaii

Além de médico, o empresário é dono da Mormaii, uma empresa de roupas e acessórios de surf. 

Sua empresa é avaliada em 1 bilhão de dólares.

Foram encontrados, no Jusbrasil, 38 processos de Marco Aurélio Raymundo nos Diários Oficiais.

JOSÉ KOURY

José Koury. Imagem/Reprodução: arquivo pessoal
José Koury. Imagem/Reprodução: arquivo pessoal

IVAN WROBEL

Ivan Wrobel. Imagem/Reprodução: Redes Sociais
Ivan Wrobel. Imagem/Reprodução: Redes Sociais

ANDRÉ TISSOT 

André Tissot. Créditos: Iara Morselli
André Tissot. Créditos: Iara Morselli

André Tissot é presidente da Sierra Móveis, empresa milionária produtora de móveis de luxo, e outro integrante do grupo. Em 2018, foi acusado de coagir seus funcionários a votar em Bolsonaro. O empresário veiculou, por meio de uma carta entregue aos funcionários, sua intenção de votar em Bolsonaro, além de motivos para eleger o atual presidente. 

Foram encontrados, no Jusbrasil, 4 processos de André Tissot nos Diários Oficiais.

MEYER NIGRI

Meyer Nigri. Reprodução/Foto: Silvia/Costanti
Meyer Nigri. Reprodução/Foto: Silvia/Costanti

O empresário é o fundador da empresa Tecnisa, é um dos principais apoiadores de Bolsonaro.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS