70 anos da declaração dos direitos humanos será celebrada na Catedral da Sé em São Paulo

Do site da Rede Nacional da Primeira Infância e da Frente Inter Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz 

O ato litúrgico será conduzido pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, com apoio de entidades da sociedade civil, como a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, e terá representantes de sete religiões: católicos, budistas, evangélicos, indígenas, judeus, muçulmanos, e religiões de matriz africana, que destacarão os princípios humanitários presentes em todas as religiões, e que estão na origem da conquista civilizatória dos direitos humanos.

Após a cerimônia, lideranças religiosas, da academia, do sistema de justiça e dos movimentos sociais prestarão depoimentos. O ato será transmitido pela Internet.

O ato marca o início de um programa de ação para valorização permanente dos direitos humanos, com campanhas nacionais e internacionais, pela Frente Inter Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz, para mobilizar a sociedade civil de forma contínua e permanente, e ganhar a opinião pública através dos meios de comunicação social.

CONVITE DE ANIVERSÁRIO.
Digníssimo Ser Humano,
Convidamos você a comparecer e levar, como seus convidados, pessoas, religiosas ou não, de todos os gêneros, cores, idades, etnias, nacionalidades, condições sócio-econômicas , profissões , opções políticas, , para comparecerem à Catedral da Sé no dia 10 de dezembro, das 15 às 16 horas para juntos celebrarmos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em 10 de dezembro de 1948, a ONU reconheceu a dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis como fundamento da liberdade , da justiça e paz no mundo.
No dia 10 de dezembro , das 15 às 16 horas, será realizada cerimônia inter-religiosa. O ato será celebrado pelos líderes religiosos: Arcebispo de São Paulo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer , Sheikh Mohamed Al Bukai,Pastor Ariovaldo Ramos, Iyalorixá Adriana Toledo, Rabino Alexandre Leone, monge budista Ryozan Sensei, ortodoxos e indígenas.
Os Direitos Humanos atribuídos a você, e a todas as demais pessoas do mundo, simplesmente por pertencerem à espécie humana. foram incorporados na Constituição Brasileira de 1988 que tem , como um dos seus fundamentos, já em seu artigo 1o, a dignidade da pessoa humana se referem :
-As liberdades individuais no art. 5º. que garantem que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, a todos residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade inclusive religiosa , à igualdade, à propriedade e à segurança.
-Os direitos sociais no art. 6º que garantem o direito à educação , à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao transporte, ao lazer, à segurança , à previdência social, a proteção à maternidade , à infância e assistência aos desamparados. O art. 196 estipula ainda, o dever do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) através de políticas sociais e econômicas reduzir o risco de doenças e outros agravos , garantindo o acesso universal e igualitário a ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde.
-Os direitos políticos nos arts. 14 a 16, que estabelecem os termos pelos quais será exercida a soberania popular pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto com valor igual para todos.
-O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado no art. 225, que estabelece que todos tem direito ao seu uso e impõe ao poder público e a todos nós o dever de defende-lo e preservá-lo também para as futuras gerações.
Somos todos irmãos ! Vamos nos dar as mãos! Todos na Catedral da Sé!
Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns.
Dia: 10 de dezembro
Horário : das 15 às 16 horas
Local : CATEDRAL DA SÉ

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS