Produção e acesso à comida de verdade em Belo Horizonte

Foto: Maxwell Vilela | Jornalistas Livres

Concebido a partir da ideia de soberania alimentar, tanto na produção em harmonia com a terra, como na forma de comercialização dos produtos – que vão direto de quem produz para a mesa das pessoas, em uma relação justa de comércio –, o Armazém do Campo abre as portas em Belo Horizonte neste sábado, dia 25 de novembro, na Av. Augusto de Lima, nº 2136.

O local foi idealizado pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e busca reverter a lógica de exploração do agronegócio, que se preocupa apenas com o lucro sem se voltar à qualidade da terra, do cultivo e da vida de produtores e consumidores. Assim, o MST traz à capital mineira a possibilidade de se alimentar gastando pouco e comendo bem. Os valores praticados pelo Movimento são voltados ao acesso popular aos produtos orgânicos e agroecológicos, que são vendidos a preços exorbitantes pela indústria capitalista.

 

Além da inauguração, o MST realizará no local mais uma edição do Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária. O momento, que acontecerá no sábado (25) e no domingo (26), promete ser marcado por uma grande festa, que contará com shows, apresentações culturais, oficinas de cuidados naturais para a saúde, além da tradicional Feira de produtos do MST.

O Circuito terá como foco o combate à violência contra a mulher do campo. Essas trabalhadoras representam 7% da população mundial, estão à frente de metade das atividades do MST e são chefes de mais de 37% das famílias no campo. Assim, a programação do evento contará com momentos dedicados a debater diversos assuntos ligados à soberania da mulher na produção. Confira a programação completa no evento.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Plano Diretor da Grande BH para quem?

Por frei Gilvander Moreira[1] Ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no artigo 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989,