As áreas rurais e o Plano Diretor de Campinas – Episódio 2

Neste episódio, Seu Cabral, do bairro Carlos Gomes/ Monte Belo, comenta o Plano Diretor

Neste momento, acompanhamos a elaboração do Plano Diretor de Campinas, que vai guiar o desenvolvimento da cidade pelos próximos 10 anos! Tanto a sociedade civil e quanto o Ministério Público questionam a falta de transparência e participação dos cidadãos no processo. Uma das propostas do Governo é a criação da Macrozona de Expansão com Crescimento Ordenado, que permite a ampliação indiscriminada do perímetro urbano, ou seja, o fim das nossas áreas rurais!

Para mostrar que Campinas possui produção agrícola importante (apesar do abandono das áreas rurais), os Jornalistas Livres e o Fórum Cidadão pelo Desenvolvimento Rural de Campinas estão produzindo vídeos que trazem um pouco da realidade vivida por esses agricultores. No segundo vídeo da série, apresentamos Seu Cabral e sua esposa, do bairro Carlos Gomes/ Monte Belo, que são produtores rurais há 40 anos. Em seu depoimento, Seu Cabral critica a falta de assistência da prefeitura, as péssimas condições das estradas, a falta de verba para a disponibilização de agrônomos, entre outros.

Para proteger as áreas rurais, o Fórum pelo Desenvolvimento Rural elaborou a Carta Aberta e Propostas para as áreas rurais da cidade. Segue o link para acessá-las e contribuir com o abaixo assinado.

Para saber mais, acompanhe a página da Cidade Orgânica

Categorias
AgroecologiaCampinasCidadesPolítica
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

AfrikaansChinese (Simplified)EnglishFrenchGermanGreekHebrewItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish