Onde estavam os negros na Paulista?

Por Maria Carolina Trevisan, especial para os Jornalistas Livres

Entre as milhares de pessoas que invadiram a avenida Paulista neste domingo (13/3), quase não havia negros. Assim como aconteceu há um ano, a grande maioria dos negros que foram ao coração de São Paulo – e a outras capitais brasileiras – estava trabalhando. Eram babás ou ambulantes (ou policiais militares). Esse quadro trata de reproduzir a posição subalterna dessa parcela da sociedade brasileira, desde a escravidão até hoje.

brancos e negros

Entre as demandas por honestidade, havia zero cartazes pedindo igualdade de direitos, cotas ou conquistas trabalhistas das empregadas domésticas. Ao contrário. O que se viu na avenida Paulista foi a representação do desejo da classe média alta e da elite branca do Brasil em manter seus privilégios. A manifestação está para a justiça social assim como a casa grande está para a senzala. Idêntico e escancarado.IMG_2016-03-13forcaProcure um negro | Foto: Christian Braga

“Essa marcha não é somente contra a Dilma e a favor do impeachment. Ela é também contra os direitos humanos e as conquistas sociais”, define o administrador de empresas e educador negro Antonio Nascimento, militante de direitos humanos na Bahia.

“Para mim, essas passeatas foram contra a possibilidade de um país mais justo, mas fingindo a moralidade”, completa Nascimento.

Sob a cortina do combate à corrupção, o que se coloca é o desejo de uma elite e classe média brasileiras defendendo os próprios interesses. Não à toa, os atos deste domingo aconteceram em locais nobres das cidades: a orla da zona sul carioca, a Avenida Paulista, o Farol da Barra, em Salvador, ou a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. “A elite viu nesse governo a sustentação de seus privilégios sendo ameaçada. Não está preocupada com a moralidade ou com a honestidade porque sempre conviveu com governos desonestos.”

Racismo explícito na avenida que pede Justiça | Foto: Edgar Bueno
Racismo explícito na avenida que pede Justiça | Foto: Edgar Bueno

Mas as manifestações foram muito além e deixaram escapar esse desejo. O que se viu em alguns lugares foram cenas de racismo explícito: um homem pintado de negro (os “blackfaces”, movimento teatral escravocrata que tem por objetivo ridicularizar a população negra) simulava uma “Forca da Inconfidência”.

Senhoras, senhores e crianças brancas posavam ao lado dessa representação, sorrindo e sem se abalarem; em outra cena, um homem branco segurava um cartaz no qual se via a presidenta Dilma, pintada de negra, imitando o comediante negro Mussum, com os dizeres “Dilma Rouseffis, só no forevis”; e por fim, as dezenas de cenas de babás negras empurrando carrinhos de bebês brancos, com os patrões caminhando adiante.

“Acho que a maioria das pessoas  não se deu conta do que está em jogo”, afirma a socióloga Marcia Lima, professora de “desigualdades raciais” na Universidade de São Paulo (USP). “O Brasil mudou. Temos uma reação conservadora às conquistas deste grupo [a população negra]”, explica Marcia.

A população negra não é mais minoria no Brasil. Desde 2011, mais da metade dos brasileiros é negra (pretos e pardos, segundo o IBGE). Atualmente, corresponde a 53,6% da população total do Brasil. Significa dizer que mais de 110 milhões de pessoas não estavam retratadas nos atos pró-impeachment. “Andei duas horas na manifestação. Não tinha pobres nem negros”, constatou a advogada Eliane Dias, produtora do grupo de rap Racionais MC’s.

“É uma luta de classes em que o negro não é bem quisto. Por isso, é uma grande contradição falar em Justiça nas manifestações”, diz Eliane.

De fato, para falar em democracia, é preciso se referir a toda a sociedade. “É muita irresponsabilidade, por exemplo, simular o enforcamento de um homem negro no meio da Paulista. Vi várias famílias lá dando risadinha disso”, relata Eliane. Para ela, violência semelhante é levar uma babá negra para esse contexto. “É uma humilhação. Você coloca lá uma mulher negra, num domingo, num lugar onde não tem nenhum negro… Isso representa a submissão”, constata.

choquemanifa13marco_SnapseedNo que se refere às questões raciais do país responsável pela maior e mais longa escravidão do mundo, nada mudou em um ano. As manifestações de março de 2015 ja mostraram como os defensores do impeachment são brancos. Esse cenário faz os versos dos Racionais cada vez mais contundentes e atuais:

“Este é o Brasil que eles querem que exista: evoluído e bonito, mas sem negros no destaque”, Racionais MC’s, em ‘Voz Ativa’

 

choquemanifa13marco

Procure um negro na escada rolante do shopping na Paulista, durante o ato pró-impeachment.
Vídeo: Fernando Sato

 

 

COMENTÁRIOS

27 respostas

  1. Colocaram foto do rio para falar que tinham babás na paulista. Que feio, que jornalismo é esse? Fizeram video dentro de shopping, mas na própria paulista não? pq será né?

  2. Um texto extremamente tendencioso que tem por objetivo desqualificar o movimento de indignaçao focando nao na mobilizaçao das pessoas e sim na “ausencia” de negros neste dia.
    Nao sei se quem escreveu esse texto é negro pois infelizmente o que mais vejo sao os brancos defendendo negros com objetivo de desviar o foco.

  3. Tenho a sensação que na foto que exemplifica o texto, logo atrás do casal com o cartaz da Dilma ,há um rapaz de cor parda ou mulato. Estou errada???
    Ana Maria

  4. De acordo a matéria os negros não estavam na Paulista porque estavam trabalhando enquanto nós brancos estávamos marchando…
    Bem típico de petista né, distorcer a realidade de acordo com interesse deles.
    Estes negros que estão trabalhando dão graças a Deus por terem um emprego, pergunte a eles! Milhares de brancos que estavam nas manifestações estão desempregados há meses por conta do PT e há outros tantos de negros e brancos que nem dinheiro para pagar a condução tinham para irem nas manifestações.

    Outra parcela de negros e pobres morreram ou perderam suas casas e parentes nas enchentes e nem onde morar tem, lutam só pela sobrevivencia enquanto os governantes mandam amontoar os restos e jogar no lixo o que eles lutaram a vida interira para conquistar.

    Outra parcela de negros e pobres estão nas filas de hospitais ou esperando a morte em suas casas porque não podem pagar um médico ou exame enquanto milhões de reais foram roubados pelo PT e CIA.

    Outra parcela de negros e pobres não vão as manifestações porque não entendem direito o que esta acontecendo, muitos não tiveram estudos, só sabem que não esta nada bom o Brasil e contam demais com o povo que estudou e esperam um Brasil melhor, basta ligar os noticiarios e dar uma voltinha no seu bairro, conversar com o povo Brasileiro.

    Outra parcela de pobres e negros recebem bolsa familia eterna e rezam para o PT não sair e assim se tornam refens e escravos deste sistema.

    Penso o que faria o PT nos países onde as babas são loiras de olhos verdes ou azuis, qual seria o discurso?

    E como fica os hospitais, onde a maioria do profissionais são brancos que trabalham dia e noite, finais de semanas e feriados e os ônibus, metros, padarias e etc… qual o discurso PT?

    Tenho amigos que não foram na manifestação porque ralaram sabado e domingo para o pão nosso de cada dia.

    Se o PT tivesse mesmo a preocupação com o povo pobre e negro deste país se contentariam com o belo salário e administrariam o país muito bem só com a bolo bilionario de arrecadações de impostos invés de roubar e financiar obras com emprestimos do BNDES para outros países, no qual o PT fez mais por eles do que pelo povo Brasileiro, para o povo Brasileiro ficará as contas para pagar, assim como todas as obras feitas pelo PT para a copa que estão sem terminar e custos muito suor do povo Brasileiro, este é o retrato do PT.

    É por eles e pelos nossos filhos e netos que vamos as ruas sempre que for preciso.

    1. Lendo seu comentário inútil e preconceituoso. Nos últimos anos, a ascensão de negros e pardos tem sido significativa e muitos deles não estavam lá justamente porque entendem os programas do governo que possibilitaram um mínimo de dignidade.
      Deveria sair de sua caixinha e visitar a periferia de São Paulo e ver o que acontece por lá. É certo que não vai porque terá medo, e já julga antes de entrar nos bairros “pobres” da cidade, onde de fato, tem muita gente honesta e trabalhadora, e principalmente muitos estudantes bons e aplicados.

      Vivemos sim, uma guerra de classes declarada.

    2. Você precisa urgentemente entrar numa aula de português.

  5. Eu só queria morar num país onde eu não precisasse prestar atenção se o meu patrão é branco ou negro, se um serviço que eu contrato será prestado por um branco ou um negro, se o cobrador é um branco ou um negro, se [toço para isso] as pessoas que um dia irei dar emprego são brancas ou negras. Mas jornalistas como vocês contribuem para que isso fique cada vez mais difíceis, com essas análises rascistas e segregacionistas.

  6. Texto postado no Facebook 14/03/2016

    Brasil Segregado

    Mas o Brasil é uma democracia racial… Já diziam alguns homens desde o final do segundo império.
    Lendo a reportagem de Maria Carolina Trevisan para o periódico online Jornalistas Livres, ficou claro que o Brasil não é uma democracia politica, social ou “racialmente” falando. Pude confirmar neste último dia 13/03/2016, que o Brasil é bem mais uma segregação do que união democrática.
    Como professora de História ensino aos meus alunos que a História Política de nosso país sempre esteve nas mãos de um seleto grupo econômico que procura manipular a população. Foi impressionante ver como os meios de comunicação deram voz ao “Impeachment” do final de semana (13/03), mas não mostraram a luta dos Professores e da comunidade escolar das Instituições Públicas na mídia com sua força e presença; que já vai transcorrendo um mês. Será por que a Escola é Pública e sendo do povo não merecia o apoio do mesmo grupo que se manifestou no dia 13/03? Alias a luta dos professores é acima dos 3% que os meios de comunicação “oficiais” deixam vazar, eu aprendi que se eu quero mesmo uma resposta coerente com o que está acontecendo desligo a Televisão e vou para a mídia popular da internet.
    Que o Brasil tem dois lados isso já se sabia, sempre tivemos a favela e o asfalto, mas o que ninguém percebeu foi que a massa de manobra percebeu sua autonomia, luta por seus interesses e não foi às ruas no dia 13/03, porém semanalmente vemos estudantes secundaristas das Escolas Públicas em manifestação por uma Instituição de Qualidade.
    A qualidade passa por, principalmente, questões estruturais em relação ao ambiente físico das escolas. Ventiladores, ar condicionado funcionando, papel higiênico nos banheiros, água na descarga dos sanitários… São apenas alguns dentre tantos outros… Ah sim, papel para impressão de provas e testes, bem como tinta para a impressora e agilidade no conserto do maquinário escolar… Os alunos já entenderam que o bla bla bla dos órgãos responsáveis é tapar o sol com a peneira e cansados pedem um basta! Estão agindo a sua maneira, como os trabalhadores grevistas tomando as ruas e instituições e fazendo suas manifestações. Caberia aqui chama-los de baderneiros? Claro que não!!! São cidadãos exercendo sua cidadania.
    E agora como segurar essa juventude? Escola é responsável pelos meninos estarem nas ruas cobrando do governo uma escola melhor? Não, então a culpa é dos pais que não educam essas crianças que estão nas ruas protestando? Ou é uma tomada de consciência, um despertar…? A juventude tomando escolas em SP e no RJ lutando por uma escola melhor… Esta realidade é uma luta por direitos, apenas isso. Não vamos distorcer o que está acontecendo. Nossos jovens aprenderam e estão assumindo seu papel de cidadão. Se isso assusta? Pode até ser, para alguns, mas creio que porque são crianças e muitas vezes imaturos em suas manifestações são mal interpretados, mas eles aprenderam e estão ensaiando a sua luta por direitos e quando adultos forem? Ih, o que vai acontecer vão vender seus votos? Vão baixar a cabeça, tenho que acreditar que não…
    É importante entender que a “massa” não foi às ruas protestar no final de semana, porque já tem sua própria luta e não se identificou com a manifestação do último dia 13/03. Até porque, convenhamos, colocar a imagem de um negro sendo enforcado, sabendo que a maioria da população economicamente mais simples são de afro-brasileiros e representam 53,6% é perder apoio deles no ato.
    Por outro lado, a apresentação desses cartazes brincando com a população negra ou dizendo em entrevistas que o povo só serve para “beber e engravidar” só respalda a segregação e a luta da classe média para não perder seus privilégios. Segundo a socióloga Maria Lima, professora de Desigualdades Raciais da USP, “o Brasil mudou. Temos uma reação conservadora às conquistas deste grupo (a população negra)”. Ou seja, até que ponto a elite quer aceitar que 53,6% da população tenha os mesmos direitos que ela? De ter um bom carro, boa casa, ir aos locais culturais que a elite frequenta… Será que queremos mesmo a igualdade?
    Enquanto isso a cidadania que aparece na TV é classe média, classe média alta…
    Lavini Castro.

  7. I am delighted to find this article. My Portuguese is not great but with the help of Google Translate I could understand everything. Muito obrigada Maria Carolina Trevisan. This article needs to be translated into English in order to reach a wider audience and to counter the inaccurate portrayal of events that is currently found in most of the English-speaking media.
    One headline here in Ireland today states “An incredible THREE MILLION people have joined an anti-government protest in Brazil” Nowhere in the Irish article does it explain the profile of the people demonstrating or that 3 million demonstrators throughout the whole of Brazil represents less than 1.5% of the Brazilian population.
    Muito obrigada de nova Maria!!!!

  8. Não me identifiquei com esse protesto.
    É golpista mesmo, sem nenhuma legitimidade, a não ser Legitimidade burguesa.
    A grande maioria desses manifestantes são mesmo segregacionistas, racistas, e não estão nem um pouco pensando em justiça ou equidade social, só estão preocupados se vão poder ir pra Disney no próximo ano, ou vão ter que se contentar com as férias em Noronha mesmo…rsrs( desculpa, não me contive)
    Eu vi, no insta da BBC Brasil, que na Paulista ontem tinha área vip e cupcakes do Sergio Moro. Parece até piada, né?
    E a Globo segue na sua saga de promover a alienação da população com seu jornalismo absolutamente tendencioso.
    O quadro geral é lamentável.

  9. João Felipe. esse país que você sonha começou a ser construído a muitos anos atrás por nós quando tivemos que fundar um partido para defender nossos direitos. Sou branca, não preciso de bolsas para pobre de nenhuma qualidade mas como você vê você lutando do lado errado. As imagens não mentem. Você está lutando do lado errado… pense bem esta noite… quem sabe raciocinando um pouco vc consiga chegar a essa conclusão.

  10. Regina coxinha, o que o artigo disse é que “a grande maioria dos negros que foram ao coração de São Paulo – e a outras capitais brasileiras – estava trabalhando.” Isso que dizer que dos negros que compareceram, a maioria foi lá pois estava trabalhando em alguma coisa que demandou sua presença lá, e o artigo ainda cita como exemplo de policiais e babás, como na foto.
    O que as pessoas lá deveriam estar demandando também era uma educação de qualidade maior, pois, como sabemos e podemos notar, é que o analfabetismo (funcional) existem em todas as classes, não é mesmo!? Eu mesmo não consigo interpretar tudo que algumas pessoas escrevem; simplesmente não me faz sentido algum.
    Além do mais, eu trabalho na Paulista, e hoje de manhã tive um enorme desprazer ao ver montanhas de lixo que os manifestantes exigindo seus direitos políticos, mas esquecem de seus deveres como cidadãos, deixaram.

  11. Balela Racial, pão e circo. No carnaval nem brancos, nem negros, nem amarelos, nenhuma etnia foi protestar por reforma tributária ou planos de crescimento de curto, médio ou longo prazo para o povo como um todo. Sabe o que os patriotas estavam fazendo em um carnaval de crise? Estavam sustentando a Ambev e fazendo filhos. Como sempre foi e provavelmente sempre será. Me da nojo ver essas materias enviesadas. No final da história, sejam os autores desta materia ou as tiazinhas que estao criticando, vao todos assistir novela das 20h e ver quem vai ser eliminado do BBB. Amo meu Brasil, mas morro de vergonha de ser brasileiro por causa de vossas inúteis opiniões. Selvagens, sem cultura e retrógradas. Na hora que estourar uma guerra civil nessa joça, seus parentes começarem a morrer, as milícias tomarem conta das suas vidas. Quero ver reporterzinho ou doninha de casa vim postar suas opiniões aqui na internet. Acordem.

  12. Procure por Fernando Holiday – Coordenador nacional do Movimento Brasil Livre.

  13. O video parece uma continuação da balada Copa do Mundo e esquenta das Olimpíadas!

  14. Lavini Castro, parabéns pela explanação, de nossa realidade brasileira. Vergonha de tudo isso. É muita ignorância das elites. O que adianta vocês olharem só para seus interesses, se no final, todos os segmentos entrarão nas estatísticas, PIB, e outros dados em esferas mundiais. Agora é a hora de mostrar para a elite que existe vida além de seus jardins com piscina.

  15. Colocar aquela foto da “Dilma Rousseffis” e pôr de legenda que é racismo explícito chega a dar vergonha alheia de vocês.
    Vocês são extremamente vitimistas e chatos pra caramba. Isso deveria ser vergonha para vocês. Faço jornalismo e espero nunca ser como vocês – tendenciosos ao extremo.

    OBS: sou negro.

  16. Acho que chegou a hora de eliminar o espaço para os internautas comentarem as notícias e textos. Só agressão e ódio. Não se acrescenta nada ao debate.

  17. .
    O PATO DE TROIA
    .
    Onde estão aquelas panelas
    Que davam ritmo aos gritos
    Daquele povo comprometido
    Com o combate às mazelas?
    Onde foi parar a multidão
    Que dizia que toda corrupção
    Era culpa de Dilma Rousseff?
    Cadê os defensores da justiça
    Que abraçavam a polícia
    Para tirar cômicas selfies?
    .
    O grito daquele povo
    Virou silêncio de vergonha
    Ao perceber as artimanhas
    Nas quais caíram feito bobos
    E que permitiram aos mafiosos
    Assumir sem esforços
    O controle do Brasil
    Para colocarem em prática
    As medidas antidemocráticas
    Que Getúlio extinguiu.
    .
    As camisas amarelas
    Voltaram para as gavetas
    E tristes camisas pretas
    Ocuparam o lugar delas
    Em sinal de luto
    Pelo ataque súbito
    Contra a Democracia
    E as panelas amassadas
    Foram todas condenadas
    A estar sempre vazias.
    .
    Concluída a tramoia
    Os coxinhas perceberam
    Que o pato que defenderam
    Era o Pato de Troia
    Que trazia dentro de si
    Dentre todas as mais vis
    Das políticas conservadoras
    Que se mostraram elitistas
    Ao retirarem as conquistas
    Da classe trabalhadora.
    .
    Eduardo de Paula barreto
    13/07/2016.
    .

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus