Hoje Maria Marighella é a entrevistada no Programa JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA.

Atriz, mãe, militante e produtora cultural. Herdeira de uma família de tradição militante. Maria é neta do político e guerrilheiro comunista que chegou a ser considerado o inimigo número um da ditadura militar (1964-1985), Carlos Marighella. Defensora de uma “política feminista e antiracista”, Maria foi coordenadora da Funarte no Governo Dilma, atuou na construção da Lei Aldir Blanc, também foi gestora pública na área da cultura do estado da Bahia.

Atualmente exerce o mandato de vereadora em Salvador pelo partido dos Trabalhadores (PT). Participou do grupo da cultura durante transição do governo federal e no último dia dois de janeiro, Maria foi convidada pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes, para assumir a presidência da Fundação Nacional das Artes (a FUNARTE).

“Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes – a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta Presidência”, disse Maria.

A FUNARTE

Fundação Nacional de Artes (Funarte) é uma fundação do governo brasileiro, que voltou a estar vinculada ao Ministério da Cultura, com atuação em todo o território Nacional. É o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, à dança, ao teatro e ao circo. Hoje, a Funarte mantém espaços culturais no Rio de JaneiroSão PauloMinas Gerais e Distrito Federal, e disponibiliza parte de seu acervo gratuitamente na internet.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Acusado vai a júri popular por matar dona Neura, do MST

Assassino de militante do MST vai a julgamento por feminicídio em Goiás. Nesta terça-feira, dia 23 de abril, Sidrônio Alves irá a juri popular pelo assassinato de Neurice Torres, militante do MST em Goiás, conhecida como Dona Neura.